Porquê as bebidas doces não são boas?

Os sumos e as bebidas carbonatadas doces são bebidas que contêm açúcar e/ou frutose em grandes quantidades. Além disso, também estão cheias de aromas e colorantes artificiais.

image

Apesar da sua popularidade, é bem conhecido que são prejudiciais à saúde e estão directamente relacionados ao fenómeno da obesidade, problemas dentários e várias doenças crónicas.

Embora a maioria das pessoas esteja ciente de como as bebidas açucaradas não são saudáveis, continuam a consumir bebidas doces e acham muito difícil desistir delas.

Porquê é difícil resistir a bebidas doces?

Não se trata apenas de força de vontade, mas de algumas reações bioquímicas do cérebro.

 O cérebro tem uma área chamada "zona de recompensa". É responsável por fornecer uma "recompensa" quando uma pessoa executa uma ação relacionada à sobrevivência. Quando comemos ou bebemos, o nosso cérebro liberta dopamina, também chamada hormona do prazer. O cérebro continua a procurar atividades que estimulem a produção de dopamina, e uma das maneiras mais práticas é através dos alimentos.

O problema com as bebidas açucaradas é que estimulam a secreção de grandes quantidades de dopamina e, assim, começa o círculo vicioso. Pesquisas também mostraram que o açúcar tem um coeficiente de dependência maior que a cocaína.

Aqui estão algumas razões pelas quais devias parar de tomar bebidas açucaradas:

  • Causam o aumento de peso. Os sumos são ricos em calorias e também estimulam o apetito.
  • O consumo de bebidas açucaradas está relacionado ao aparecimento de algumas doenças crónicas. Estudos demonstraram que as pessoas que frequentemente consomem estas bebidas apresentam um alto risco de diabetes, doenças cardiovasculares e cancro.
  • Contribuem para o desenvolvimento da doença de fígado gordo. A frutose, uma forma de açúcar que só pode ser metabolizada pelo fígado, é transformada directamente em gordura se chegar em grandes quantidades.
  • Higiene dental. Os sumos promovem um ambiente ácido na boca e, em combinação com o açúcar, podem causar um efeito desastroso.
  • Acne. As pesquisas mostram que o consumo regular de sumos conduz a uma acne moderada ou grave até.
  • Aceleram o processo de envelhecimento. A pesquisa sugere que as pessoas que consomem sumos de frutas são propensas a ganhar rugas prematuramente.
  • Reduzem os níveis de energia. Os sumos contêm grandes quantidades de açúcar, pelo que podem aumentar repentinamente o nível de açúcar no sangue, que posteriormente cairá da mesma maneira.

Mas há boas notícias!

Os edulcorantes baixos em calorias são uma boa maneira de reduzir a quantidade de calorias nos alimentos e bebidas doces.

Um dos edulcorantes mais utilizados é a sucralose. É usado em alimentos e bebidas e não adiciona calorias ou carboidratos. A sucralose não é absorvida pelo corpo e não é usada para energia, mas é expelida pelo organismo.

E a melhor notícia é que aqui na Sensilab, criámos 3 deliciosas bebidas com ingredientes naturais e sucralose, que podem ajudar-te a perder peso, mas também satisfazem os teus desejos.

 

AquaSlim EXTREME: uma bebida drenante que ajuda a eliminar o excesso de água e toxinas do corpo. Estimula a perda de peso, proporciona resultados visíveis em poucos dias e tem um delicioso sabor a framboesa!

BootBurn STRONG Active: contém L-carnitina para queimar gordura intensamente.

NighBurn EXTREME: uma bebida que estimula a queima de gordura enquanto dormes. Também te vai ajudar a optimizar a qualidade do sono.