Fome emocional e 6 dicas para a controlar


Dás muitas vezes por ti a invadir o frigorífico ou a despensa em busca de batatas fritas ou açúcares escondidos quando te sentes em baixo? Não estás sozinho! Os alimentos de conforto trazem algum alívio - mas apenas temporariamente, muitas vezes encurralando-te num círculo vicioso de constante stress alimentar. Continua a ler para saber se sofres de fome emocional e como a podes controlar.

image

Comes de forma emocional?

Responde às perguntas abaixo para saber.

  • Comes mais quando estás stressado/a?
  • Alguma vez te vês a empanturrar-te com um snack quando não estás realmente com fome?
  • Tem tendência para comer alimentos pouco saudáveis quando as coisas se tornam difíceis?
  • Anseias frequentemente por um certo tipo de comida?
  • Fazes um petisco como recompensa por algo que conseguiste?
  • Dá-se frequentemente ao luxo de comer até à exaustão?

Se a resposta à maior parte destas perguntas for "sim", então poderás estar a comer em grande euforia emocional. Mas antes de entrarmos em formas de lidar com isto, vejamos, em primeiro lugar, porque é que isto aconteceu.  

Quais são as causas da fome emocional?

As causas podem ser muitas. Desde problemas de saúde ou de relacionamento a preocupações financeiras ou simplesmente de stress relacionado com o trabalho à moda antiga. Quando vivemos algum tipo de tensão ou ansiedade, recorremos frequentemente a alimentos gordurosos, amiláceos ou doces para conforto.

E pode haver uma explicação válida para isto.

A investigação sugere que certas partes do nosso cérebro são "recompensadas" comendo alimentos ricos em açúcar ou gordura. E quando essas partes são recompensadas, certos comportamentos que levam à recompensa têm maior probabilidade de se repetir.

Infelizmente, a mudança para o conforto alimentar funciona apenas temporariamente. Antes de te dares conta, esse sentimento de conforto transformar-se-á em culpa ou vergonha e aprisionar-te-á num ciclo vicioso de alimentação emocional que pode conduzir rapidamente ao aumento de peso, bem como a problemas de saúde.

O círculo vicioso da fome emocional

image

Continue a ler para descobrir 6 dicas sobre como quebrar este ciclo.

6 dicas para superar a alimentação emocional

1. Adopta uma dieta equilibrada

A fome emocional é muito frequentemente confundida com a fome física. Enquanto a fome real se desenvolve gradualmente, forçando-te a comer alimentos diferentes e depois a sentires-te cheio/a, sem culpa ou vergonha, a fome emocional é exactamente o oposto:

  • Aparece de repente;

  • faz-nos querer um determinado alimento (chocolate, pizza...);

  • é normalmente seguida de culpa.

Comer bem e obter nutrientes suficientes ao longo do dia irá facilitar a distinção entre os dois. Certifica-te de incluir muita fruta e vegetais e opta por petiscos saudáveis e de baixo teor calórico se ainda surgirem desejos.

2. Faz actividade física

Algumas pessoas consideram que uma caminhadarápida ou uma corrida pelo bairro é uma óptima maneira de se livrarem de sentimentos negativos. Outros preferem dançar a sua música favorita ou fazer yoga.   

Na verdade, o yoga regular pode ajudar-te a longo prazo. Um estudo da Universidade de Cambridge** mostrou que o yoga pode ajudar a dissipar estados emocionais, aumentar a consciência e a compreensão e tornar-nos mais abertos a novas experiências.

3. Tenta outras formas de lidar com o stress

Encontra formas de relaxar após um dia stressante. Algumas pessoas acham que ajuda falar com um amigo, ler um bom livro ou ver um filme.  

Outros gostam de escrever os seus pensamentos e sentimentos num diário ou de fazer exercícios respiratórios ou meditação. Descobre o que funciona para ti e mantém-te fiel a ele.  

4. Limpa o teu frigorífico ou despensa

Livra-te dos alimentos que não ajudam na tua dieta saudável. Quaisquer alimentos açucarados, gordurosos ou processados a que normalmente se recorre quando se está stressado devem ser deitados fora - sem discussão. 

5. Evita quaisquer distracções enquanto comes

Não deves comer em frente ao computador, TV ou enquanto falas ao telefone para evitar comer em excesso. Come num local confortável.

Podes facilmente controlar as tuas porções e níveis de fome, concentrando-te na comida. Tira o tempo necessário para mastigar bem a tua comida e ficarás cheio/a por mais tempo.

6. Experimenta um suplemento alimentar natural  

O extracto de raiz de Ashwagandha é conhecido há muito tempo pelos seus benefícios para o corpo humano. Tem demonstrado ajudar a gerir o stress e os sentimentos de ansiedade, bem como apoiar uma tiróide lenta (a principal causa dos quilos extra).

Slimmium Ashwagandha Premium contém o extracto de ashwagandha mais conhecido e potente do mundo - KSM-66®. Estudos confirmaram que pode ajudar a prevenir comer de forma excessiva e emocional:

  • reduz os níveis da hormona de stress cortisol em 27,9%,
  • Ajuda a perder 2x mais peso
  • Recupera a estabilidade emocional e aumenta a felicidade e o optimismo em 19,2%*
  • Melhora o teu sono.

Experimenta agora o Ashwagandha Premium e receba 1 caixa GRÁTIS.

*Os efeitos do produto podem variar de pessoa para pessoa e podem ser diferentes dos descritos no website.

**Fontes:

Shelov, Danielle V., et al. “A Pilot Study Measuring the Impact of Yoga on the Trait of Mindfulness.” Behavioural and Cognitive Psychotherapy, vol. 37, no. 5, 2009, pp. 595–598., doi:10.1017/S1352465809990361.

Chandrasekhar, K., et al. “A Prospective, Randomized Double-Blind, Placebo-Controlled Study of Safety and Efficacy of a High-Concentration Full-spectrum Extract Of Ashwagandha Root in Reducing Stress and Anxiety in Adults.” Indian Journal of Psychological Medicine, vol. 34, no. 3, 2012, pp. 255–262., doi:10.4103/0253-7176.106022.

Choudhary, Dnyanraj, et al. “Body Weight Management in Adults under Chronic Stress through Treatment WITH Ashwagandha Root Extract.” Journal of Evidence-Based Complementary & Alternative Medicine, vol. 22, no. 1, 2016, pp. 96–106., doi:10.1177/2156587216641830.

https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/2156587216641830