Os melhores suplementos para impulsionar o sistema imunitário

O sistema imunitário é negativamente afectado por uma nutrição desequilibrada e um estilo de vida pouco saudável (sedentarismo, consumo de álcool e tabaco).

image

Qualquer pessoa que queira manter afastadas as doenças causadas por vários agentes patogénicos (gripe, frio) deve considerar algumas medidas simples. A primeira coisa a mudar são os hábitos alimentares, mas por vezes os alimentos devido a mudanças de temperatura ou qualidade questionável não fornecem a dose diária necessária de nutrientes, pelo que é necessário complementar a dieta com suplementos alimentares.

Vitamina D

Também chamada vitamina do Sol, a vitamina D é uma vitamina que o nosso corpo sintetiza na presença da luz solar. A vitamina D está directamente envolvida na estimulação do sistema imunitário. Durante o Inverno e no período imediatamente a seguir, o nível desta vitamina é baixo devido à reduzida exposição à luz solar, portanto, a probabilidade de contrair uma doença é maior.

Vitamina C

Uma das vitaminas mais famosas para a defesa do sistema imunitário é a vitamina C, um poderoso antioxidante que ajuda a fortalecer o sistema imunitário e, embora não cure as constipações, é eficaz no tratamento dos sintomas.

Selénio

Verificou-se que o selénio tem uma potente acção antioxidante e modula a resposta do sistema imunitário. O selénio protege as células da acção dos radicais livres durante um ataque viral.

Ácido fólico

A deficiência de ácido fólico pode levar a um enfraquecimento do sistema imunitário e ao desenvolvimento de anemia megaloblástica. A administração de uma dose óptima de ácido fólico aumenta a resistência do organismo a infecções.

Zinco

O zinco desempenha um papel essencial no reforço do sistema imunitário. O zinco é um mineral necessário para o desenvolvimento de anticorpos, a nossa arma especializada na destruição de micróbios. As pessoas que sofrem de constipações frequentes são frequentemente tem deficiência em zinco.

Cúrcuma

Os investigadores estudaram muitos alimentos naturais e especiarias, particularmente para manter, proteger e impulsionar o sistema imunitário. O curcuma provou ser um dos melhores alimentos para este fim. Fornece ao organismo a dose necessária de antioxidantes, tem efeitos anti-inflamatórios, antivirais e antibacterianos.