O segredo por detrás dos antibióticos: compreender o seu impacto oculto no microbioma intestinal e o poder curativo dos probióticos

Embora os antibióticos tenham revolucionado a medicina e salvado inúmeras vidas, sabemos agora que os seus efeitos têm um preço. Estudos recentes revelaram que mesmo um breve tratamento com antibióticos pode perturbar significativamente o delicado equilíbrio do microbioma intestinal, que desempenha um papel importante na nossa saúde, desde o controlo da digestão até ao reforço do sistema imunitário.

The complicated relationship between antibiotics and the gut microbiome

O problema dos antibióticos

Embora os antibióticos sejam indispensáveis, devemos também estar conscientes de todos os riscos que comportam. É provável que todos conheçamos a questão preocupante da resistência aos antibióticos. Esta ocorre quando o uso excessivo de antibióticos torna as bactérias resistentes a eles, fazendo com que os tratamentos se tornem menos eficazes ao longo do tempo.

No entanto, o impacto dos antibióticos na nossa saúde intestinal é uma preocupação igualmente premente que foi comprovada em estudos recentes. Mesmo um curto período de tratamento com antibióticos pode perturbar o delicado equilíbrio da microbioma intestinal, levando a vários problemas de saúde potenciais, como diarreia, flatulência, náuseas ou cólicas gástricas.

O extraordinário mundo da microbiota intestinal

O nosso corpo está cheio de milhões e milhões de bactérias, fungos e vírus microscópicos, conhecidos coletivamente como micróbios. De facto, se contarmos todas as células do nosso corpo, somos apenas 43% humanos; o resto são bactérias.

O microbioma intestinal é um grande conjunto de microrganismos que vivem principalmente no intestino grosso. Pode pesar entre 1 e 2 quilos e funciona como um órgão adicional que é crucial para a saúde humana. Pode ajudar-nos a digerir os alimentos, controlar o sistema imunitário e apoiar a saúde do nosso coração e cérebro.

The gut

O comprometimento do equilíbrio do microbioma e a redução da diversidade microbiana que ocorre após o tratamento com antibióticos podem ter consequências graves para a saúde humana. A diminuição da diversidade de microrganismos pode tornar-nos mais vulneráveis a infecções por germes, que causam diarreia e colite.

Devido ao importante papel da microbiota no nosso corpo, muitos estudos** concluíram que o desequilíbrio microbiano no intestino pode estar relacionado com doenças muito mais graves do que apenas diarreia e cólicas gástricas. Alguns deles incluem obesidade, diabetes, asma e alergias, e um estudo recente** até relacionou os antibióticos orais com um risco acrescido de cancro do cólon.

Embora cada indivíduo responda aos antibióticos de forma diferente, estudos** com participantes saudáveis revelaram que mesmo um único tratamento com antibióticos pode alterar drasticamente o microbioma. Nalguns casos, a restauração da composição original das espécies no intestino pode exigir vários meses ou mesmo anos.

Três maneiras de proteger naturalmente o teu microbioma dos antibióticos

Embora as evidências sobre o efeito dos antibióticos no nosso equilíbrio intestinal sejam alarmantes, existem formas de ajudar a proteger e restaurar o nosso microbioma. Algumas das formas de o conseguires são:

A varied diet

1. Tornar a tua dieta mais variada

Comer uma variedade de alimentos leva a uma composição diversificada do microbioma e a uma boa saúde intestinal. Tenta incluir mais vegetais e cereais integrais na tua dieta. Os cereais integrais como cevada, quinoa, milho-painço e arroz integral contêm grandes quantidades de fibras e hidratos de carbono bons, que são digeridos pelas bactérias intestinais e beneficiam a perda de peso e o controlo da diabetes.

2. Fazer dos alimentos prebióticos uma parte da tua dieta

Os prebióticos são normalmente alimentos ricos em fibras que actuam como alimento para as bactérias saudáveis do nosso intestino, estimulando o seu crescimento e melhorando o equilíbrio do microbioma. Alguns exemplos de alimentos prebióticos são a chicória, banana, espargos, maçãs e aveia.

3. Considerar comer mais alimentos fermentados

Os alimentos fermentados como o kefir, iogurte, chucrute e pickles são uma excelente fonte de bactérias saudáveis (principalmente Lactobacilos) que podem reduzir o número de organismos nocivos no intestino.

4. Limitar a ingestão de adoçantes artificiais e alimentos processados

Pensa-se que os alimentos processados e fritos ricos em gorduras trans afectam negativamente a saúde do teu intestino. Da mesma forma, algumas evidências** mostram que os adoçantes artificiais podem aumentar os níveis de açúcar no sangue, promovendo o crescimento de bactérias intestinais pouco saudáveis.

A forma como a Marta restaurou o seu microbioma e recuperou a sua saúde

O meu nome é Marta e tenho quarenta e poucos anos. Quero partilhar a minha história sobre os problemas que tive com o meu intestino depois dos tratamentos com antibióticos. Tudo aconteceu no inverno passado; comecei a ter alguns problemas urinários e, no início, pensei que iriam desaparecer por si próprios, mas como isso não aconteceu, fui finalmente ao médico. Ele disse que eu tinha uma infeção urinária e receitou-me alguns antibióticos. Os medicamentos ajudaram-me rapidamente. Mas cerca de um mês depois de ter parado de os tomar, os meus problemas voltaram e tive de fazer outra ronda de antibióticos! Tive de os tomar durante mais tempo e a dosagem era muito mais forte.

Quando finalmente parei o tratamento, reparei que a minha digestão estava completamente perturbada; tinha cãibras no estômago, diarreia ocasional e sentia gases independentemente do que comia. Pensei que, para além de tudo o resto, tinha apanhado uma espécie de doença do estômago, mas o meu médico disse que não era esse o caso. Sentia-me sem esperança e frustrada porque não sabia o que fazer. Felizmente, uma das minhas amigas mais próximas é nutricionista, por isso decidi pedir-lhe conselhos.

Quando partilhei com ela as minhas preocupações, ela suspeitou imediatamente que os antibióticos poderiam ter perturbado o meu microbioma intestinal. Explicou-me como os antibióticos podem afetar o equilíbrio das bactérias benéficas no intestino, provocando problemas digestivos e diarreia. Ficou horrorizada ao saber que o meu médico não tinha recomendado nenhum probiótico para ajudar a restaurar a minha saúde intestinal durante e após o tratamento com antibióticos.

Antibiotics

"A recomendação que me ajudou a livrar-me dos meus problemas digestivos."

Seguindo o conselho da minha amiga, decidi experimentar os probióticos. Ela sugeriu que eu procurasse um produto com várias estirpes de bactérias do ácido lático, particularmente Lactobacillus e Bifidobacterium, por isso decidi fazer mais algumas pesquisas no Google antes de comprar qualquer coisa.

Enquanto pesquisava os vários suplementos probióticos, aprendi que precisava de prestar mais atenção à forma como são feitos. Afinal, muitos probióticos podem ser ineficazes porque as bactérias benéficas não estão protegidas dos sucos digestivos e apenas uma pequena quantidade chega ao intestino. E eu não queria isso; queria um produto que me ajudasse a livrar-me dos meus problemas digestivos.

Após uma pesquisa exaustiva, encontrei um produto fantástico com uma mistura patenteada de 9 culturas de bactérias do ácido lático. Continha as estirpes que a minha amiga mencionou e mais ainda! Também tinha alcachofra de Jerusalém e chicória, que prometiam apoiar ainda mais a digestão e o sistema imunitário. Comprei o produto e comecei a tomá-lo regularmente.

Devo dizer que os probióticos tiveram um impacto muito positivo na minha saúde. Gradualmente, comecei a notar melhorias na minha digestão e os meus níveis de energia também aumentaram. Em pouco tempo, voltei a sentir-me completamente saudável.

Agora, sinto-me 100% de volta ao caminho certo, e atribuo isso ao poder dos probióticos. Estou verdadeiramente grata por ter encontrado uma solução que funcionou para mim. Foi uma descoberta reveladora e estou feliz por ter aprendido sobre a importância da saúde intestinal e os potenciais benefícios dos probióticos para o bem-estar geral.

Synbiotic Premium - o melhor aliado para o teu intestino durante e após o tratamento com antibióticos

Este suplemento probiótico excecional é uma solução cientificamente comprovada para o teu intestino, numa forma prática de cápsula. Formulado com ingredientes de base natural, desempenha um papel vital no reequilíbrio do teu microbiota e na promoção de um ambiente intestinal mais saudável.

A caraterística de destaque do Synbiotic Premium é a sua notável combinação patenteada de 9 estirpes bacterianas conhecida como Megaflora 9 Evo. Ter tantas estirpes num só produto é essencial, uma vez que cada estirpe proporciona uma vantagem diferente ao intestino. Graças à Megaflora 9 Evo, a nossa fórmula garante um apoio completo ao microbioma intestinal.

Para além dos seus ingredientes, Synbiotic Premium tem outro trunfo na manga: uma matriz protetora especial chamada ProbioAct® com uma taxa de sobrevivência garantida de 90% das bactérias benéficas. Esta tecnologia patenteada garante a sobrevivência das bactérias na sua viagem até ao intestino, onde fazem efeito.

Esta taxa de sobrevivência elevada torna o Synbiotic Premium 90* vezes mais eficaz do que os probióticos normais, o que significa que os 1,1 mil milhões de UFC (unidades formadoras de colónias) presentes no seu complexo Megaflora 9 Evo são tão potentes como os 99 mil milhões de UFC presentes num produto normal não protegido.

A fórmula foi ainda enriquecida com extrato de alcachofra de Jerusalém, que apoia o sistema imunitário, e extrato de chicória, que ajuda a digestão e a saúde do fígado. Esta mistura única de ingredientes oferece uma vasta gama de benefícios para o intestino, tornando o Synbiotic Premium a melhor solução para o teu intestino durante e após o tratamento com antibióticos.

Experimenta o Synbiotic Premium sem riscos!

Por um período limitado, estamos a oferecer um desconto especial neste fantástico produto probiótico que ajudará a reequilibrar o teu microbioma intestinal e a aliviar preocupações como inchaço, obstipação, idas irregulares à casa de banho, falta de energia e outros problemas relacionados com a saúde intestinal! 

Estamos tão confiantes na eficácia do Synbiotic Premiumque te oferecemos uma garantia de reembolso de 30 dias!

Despacha-te, o stock é limitado e o produto está a voar das nossas prateleiras!

*Isenção de responsabilidade: Os efeitos do produto podem variar entre indivíduos e podem ser diferentes dos descritos no website. Os nossos produtos não se destinam a prevenir, tratar ou curar qualquer doença ou doença grave. É importante manteres uma dieta equilibrada e um estilo de vida saudável.

** Fontes:

Patangia DV, Anthony Ryan C, Dempsey E, Paul Ross R, Stanton C. Impact of antibiotics on the human microbiome and consequences for host health. Microbiology Open. 2022 Feb;11(1):e1260. doi: 10.1002/mbo3.1260. PMID: 35212478; PMCID: PMC8756738.

Wang J, Xiang Q, Gu S, Gu Y, Yao M, Huang W, Gao W, Tang LL. Short- and Long-Term Effects of Different Antibiotics on the Gut Microbiota and Cytokines Level in Mice. Infect Drug Resist. 2022;15:6785-6797
https://doi.org/10.2147/IDR.S388687

Fessl, S. (2022, May 5). What happens to the gut microbiome after taking antibiotics? The Scientist Magazine®. https://www.the-scientist.com/news-opinion/what-happens-to-the-gut-microbiome-after-taking-antibiotics-69970

Fast facts about the human microbiome - UW department’s web server. (n.d.).

https://depts.washington.edu/ceeh/downloads/FF_Microbiome.pdf

Robertson, R. (2023, April 3). How does your gut microbiome impact your overall health? Healthline. https://www.healthline.com/nutrition/gut-microbiome-and-health#TOC_TITLE_HDR_9