Como aliviar os sintomas da menopausa naturalmente

A menopausa é um processo natural que ocorre à medida que os ovários envelhecem e produzem menos hormonas reprodutivas.

O corpo começa a sofrer muitas alterações em resposta aos níveis mais baixos de:

  • estrogénio
  • progesterona
  • testosterona
  • hormona folicular estimulante (FSH)
  • hormona luteinizante (LH)

Uma das alterações mais significativas é a perda de folículos ovarianos activos. Os folículos ovarianos são pequenos sacos cheios de fluido no ovário que segregam hormonas e podem libertar ovos da parede do ovário, permitindo a menstruação e a fertilidade.

Dito de forma simples, a menopausa é quando uma mulher deixa de menstruar durante 12 meses seguidos e já não pode engravidar naturalmente. Normalmente começa entre os 45 e 55 anos de idade, mas pode desenvolver-se antes ou depois desta faixa etária.

A menstruação começa geralmente a tornar-se menos frequente ao longo dos anos ou meses antes de parar completamente. Por vezes também pode parar de repente.

A maioria das mulheres começa a ter os primeiros sintomas da menopausa cerca de quatro anos antes do seu último período menstrual. Os sintomas continuam geralmente durante cerca de quatro anos após o último período menstrual.

Um pequeno número de mulheres experimenta sintomas da menopausa até uma década antes da ocorrência da menopausa, e 1 em cada 10 mulheres experimenta sintomas da menopausa dentro de 12 anos após o seu último período menstrual.

muitos factores que ajudam a determinar quando começará a menopausa, tais como a genética, o estilo de vida e a saúde dos ovários. Cerca de 1% das mulheres iniciam a menopausa antes dos 40 anos de idade. A isto chama-se menopausa prematura. Cerca de 5% das mulheres têm a menopausa entre os 40 e 45 anos de idade. A isto chama-se menopausa precoce.

Continua a ler para saber o que precisas de saber sobre a menopausa.

Perimenopausa vs. pós-menopausa

A perimenopausa é um período de transição em torno da menopausa. É uma época em que os ovários começam gradualmente a produzirmenos estrogénio. Dura até à menopausa, quando os ovários deixam completamente de libertar óvulos.

A duração da perimenopausa pode variar de alguns meses a vários anos. Muitas mulheres começam a perimenopausa em meados dos seus 40 anos, embora algumas a experimentem já na casa dos 30. Outras mulheres saltam completamente a perimenopausa e entram subitamente na menopausa.

Durante a perimenopausa, os teu períodos tornam-se irregulares. Eles podem atrasar ou mesmo que se salte um ou vários. O fluxo menstrual pode também ser mais pesado ou mais leve.

A pós-menopausa refere-se simplesmente aos anos após a menopausa.

Sintomas da menopausa

Embora a menopausa seja um processo biológico natural, os sintomas físicos, tais como os fluxos de calor, e os sintomas emocionais podem ter impacto na qualidade de vida, perturbando o sono, baixando os níveis de energia e afectando negativamente o estado emocional.

Os sinais e sintomas, incluindo alterações na menstruação, podem variar muito entre as mulheres. Mas é muito provável que a menstruação se torne irregular antes de parar completamente.

A falta de menstruação durante a perimenopausa são comuns e de esperar. Muitas vezes, a menstruação salta um mês e depois regressa, ou salta vários meses e depois regressa regularmente durante alguns meses. Os ciclos também podem ser encurtados, pelo que os menstruações serão mais frequentes.

A experiência de cada mulher na menopausa é única. Mas em geral, os sintomas tendem a ser mais graves quando a menopausa ocorre repentinamente ou durante um período de tempo mais curto.

Além das mudanças no ciclo menstrual, os sintomas da perimenopausa, menopausa e pós-menopausa são muitas vezes muito semelhantes. Os primeiros sinais mais comuns da perimenopausa são:

  • Períodos menos frequentes,
  • períodos mais pesados ou mais leves do que aqueles a que estás habituada,
  • sintomas tais como afrontamentos, suores nocturnos e calafrios.

A menopausa pode causar sintomas incómodos, tais como afrontamentos e aumento de peso. Para a maioria das mulheres, o tratamento médico não é necessário para a menopausa. Estima-se que 75% das mulheres experimentam afrontamentos com a menopausa.

Outros sintomas comuns da menopausa incluem

  • problemas de sono,

  • aumento de peso,

  • alterações de humor,

  • secura vaginal,

  • dificuldade de concentração e problemas de memória,

  • diminuição da libido,

  • pele seca, boca e olhos,

  • aumento da micção,

  • dores de cabeça,

  • massa muscular reduzida,

  • articulações dolorosas ou rígidas,

  • massa óssea reduzida,

  • peitos menos cheios,

  • desbaste ou perda de cabelo,

  • aumento do crescimento do pêlo noutras áreas do corpo, tais como o rosto, pescoço, peito e parte superior das costas.

Remédios naturais e mudanças de estilo de vida

Felizmente, há coisas que se podem fazer para aliviar os sintomas da menopausa de forma natural, usando remédios naturais e mudanças no estilo de vida.

Aqui estão algumas dicas fáceis de fazer para gerir os sintomas da menopausa:

Manter-te fresca e confortável

Veste-te de forma solta e em camadas, especialmente à noite. Isto também se aplica a períodos de tempo quente ou imprevisível. Pode ajudar-te a controlar os fluxos de calor.

Ao manteres o teu quarto a uma temperatura fresca e evitando cobertores pesados, podes ajudar a reduzir as hipóteses de suores nocturnos. Se o suor nocturno for uma ocorrência regular para ti, considera a utilização de um lençol impermeável debaixo da tua roupa de cama para proteger o teu colchão.

Exercício e controlo de peso

Tenta reduzir o teu consumo diário de calorias em cerca de 400 calorias para ajudar a controlar o teu peso. Faz exercício moderado durante 20 a 30 minutos por dia. Isto pode ajudar:

  • aumentar os níveis de energia,
  • melhorar o estado de espírito,
  • promover uma melhor noite de sono,
  • promover o bem-estar geral.

Complementa a tua dieta

Existem suplementos naturais no mercado que ajudam a aliviar os sintomas da menopausa, sem hormonas ou químicos que possam causar efeitos secundários. Um dos melhores suplementos no mercado para o alívio dos sintomas da menopausa é o M-pause

M-pause é um suplemento à base de plantas, fabricado na UE segundo normas farmacêuticas rigorosas. Está repleto de ingredientes que demonstraram reduzir os sintomas relacionados com a menopausa.

Também podes enriquecer a tua dieta com cálcio, vitamina D e suplementos de magnésio para apoiar a saúde óssea, melhorar os níveis de energia e a qualidade do sono.

Praticar técnicas de relaxamento

Técnicas de relaxamento e respiração, tais como yoga e meditação, podem ajudar.

Cuida da tua pele

Aplicar hidratantes diariamente para reduzir a secura da pele. Evitar banhos ou natação excessivos, que podem secar ou irritar a pele.

Gerir problemas de sono

Podes experimentar remédios caseiros, tais como beber chá ou tomar suplementos naturais. Recomendamos o SleepLux, um suplemento de ervas medicinais que ajuda a melhorar a qualidade do sono. Se tiveres problemas de sono regulares, fala com o teu médico para o ajudar a gerir o teu sono e a ter uma melhor noite de descanso.

Deixar de fumar e limitar o consumo de álcool

Deixar de fumar e evitar a exposição ao fumo passivo. A exposição aos cigarros pode agravar os sintomas.

Deves também limitar o consumo de álcool para reduzir o agravamento dos sintomas. O consumo excessivo de álcool durante a menopausa pode aumentar o risco de problemas de saúde.

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*Declaração: Os efeitos do produto podem variar de pessoa para pessoa e podem ser diferentes dos descritos no website.

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