Porque é que é difícil obter vitaminas suficientes?

Já alguma vez te perguntaste porque precisamos de obter todas as vitaminas e minerais que precisamos dos nossos alimentos (ou do sol, no caso da vitamina D)? A resposta correcta não é "porque os nossos corpos não os produzem". Isto é apenas uma consequência. A verdadeira resposta é que ao longo da evolução não foi necessário, o que ingerimos com a comida foi suficiente. O que mudou?

image

Ao longo da evolução, o ambiente foi muito generoso com plantas ricas em vitaminas e minerais e todas as nossas necessidades diárias em nutrientes foram satisfeitas pelos alimentos.

O nosso corpo é uma máquina perfeita para poupar energia. Se puder receber energia de outro lugar, irá utilizá-la imediatamente para poupar a energia que produz internamente.

Porque é que a incapacidade do homem para produzir vitaminas é problemática?

No século XXI, o solo está esgotado de minerais, a agricultura intensiva reduziu significativamente as quantidades de nutrientes em frutas, vegetais e cereais.

E, surpreendentemente, cerca de 60% dos europeus não têm exposição solar suficiente, levando a uma deficiência de vitamina D, a única vitamina que o nosso corpo pode sintetizar na presença da luz solar.

Os 4 principais factores que contribuem para as deficiências em vitaminas e minerais

Provavelmente já conheces os factores que causam deficiências de vitaminas e minerais, mas podes não conhecer as estatísticas por detrás deles.

É necessário primeiro corrigir estes desequilíbrios:

DIETA DESEQUILIBRADA

Mais de 85% dos europeus não consomem a dose diária recomendada de 5 frutos/vegetais diferentes por dia, nem a quantidade recomendada de pelo menos 400 gramas por dia (excluindo batatas e outros tubérculos com amido).

STRESS CONSTANTE

A exposição constante ao stress não só enfraquece o sistema imunitário, mas também coloca o nosso corpo num estado de necessidade crescente de nutrientes essenciais, tais como vitaminas e minerais, especialmente os que protegem as células do efeito nocivo dos radicais livres. Estima-se que cerca de 75% das pessoas estão sujeitas a stress constante.

FALTA DE SONO

A falta de sono é uma importante fonte de stress para o corpo. A falta de sono afecta a actividade hormonal, como por exemplo as hormonas responsáveis pela digestão. Os cientistas estimam que mais de 30% das pessoas não dormem durante longos períodos de tempo.

PESO EXCESSIVO

Em primeiro lugar, este é um factor de risco para a deficiência de vitamina D. A prevalência de deficiência de vitamina D é 35% mais elevada em pessoas obesas em comparação com pessoas com peso normal e 24% mais elevada no grupo com excesso de peso.

Em segundo lugar, causa um estado de desequilíbrio hormonal e metabólico (= o corpo não funciona no seu melhor) que tornará o corpo incapaz de utilizar correctamente os nutrientes.

Em terceiro lugar, mais de 51% dos europeus têm excesso de peso e mais de 20% são obesos. A prevalência global da obesidade duplicou entre 1980 e 2008, adverte a Organização Mundial de Saúde.

A solução: reduzir as deficiências com multivitaminas de qualidade

A melhor coisa que podes fazer para melhorar o teu estilo de vida é mudar a tua dieta. Uma grande ajuda é também um suplemento multivitamínico de alta qualidade que cobre 100% das tuas necessidades diárias de vitaminas.

Essentials Multivitaminas & Minerais oferece 13 vitaminas essenciais, zinco e selénio de reforço imunitário e magnésio de relaxamento muscular em apenas 1 cápsula!