10 alimentos que estimulam a imunidade

Stress, doenças crónicas, má nutrição, má qualidade do sono - estas são apenas algumas das causas da diminuição da imunidade. Isto pode causar uma diminuição na resistência contra agentes infecciosos (vírus, bactérias, parasitas).

image

Uma das maneiras mais fáceis e eficazes para proteger o corpo contra doenças é consumir alimentos e bebidas que ajudam a impulsionar o sistema imunitário.

Aqui estão 10 alimentos que podem ajudar a aumentar significativamente a imunidade.

Alho

O alho é um dos melhores antibióticos naturais. Pode ser usado em qualquer prato, ajuda a prevenir constipações comuns e condições gastrointestinais. Quando o alho é picado ou triturado, produz um composto chamado alicina, que ajuda a impedir o crescimento e a disseminação de bactérias, infecções por fungos e estimula o fluxo de enzimas digestivas. Um estudo britânico mostra que as pessoas que consumiram extracto de alho durante 12 semanas adoeceram com menos frequência do que o grupo de teste.

Carne vermelha

A carne vermelha é uma boa fonte de proteínas e minerais que o corpo precisa para funcionar de forma eficaz (ferro, zinco, cromo, selénio). Ajuda a aumentar a cicatrização e a recuperação do corpo durante o período de convalescença.

Ovos

Os ovos são uma fonte da proteína da mais alta qualidade (com 8 aminoácidos essenciais), vitaminas antioxidantes (A e D) e minerais (ferro, selénio, zinco). Se ocorrer uma infecção, a perda acelerada de proteínas pode ser rapidamente compensada pelos ovos.

Iogurte

O iogurte contém probióticos, bactérias boas que ajudam a manter o aparelho intestinal saudável. Um estudo sueco mostrou que aqueles que bebiam iogurte rico em Lactobacillus reuteri, um probiótico que estimula os anticorpos, tinham 33% menos chances de adoecer. A dose diária recomendada é de 300 gramas de iogurte por dia.

Canja de galinha

A cisteína é um aminoácido que é libertado quando cozinhamos canja de galinha. Do ponto de vista químico, é semelhante ao medicamento para a bronquite. Isto pode explicar o porquê da canja de galinha ser tão boa no tratamento de constipações e  para estimular uma melhoria do sistema imunitário.

Chá verde

O chá verde contém L-teanina, uma substância capaz de aumentar a capacidade de defesa do corpo até 5 vezes mais, activando linfócitos no sangue, e ao aumentar a resistência a ataques de infecções bacterianas, virais ou parasitárias.

Pimenta

A pimenta é rica em beta-caroteno, que é transformada em vitamina A no organismo. A vitamina A tem um poderoso efeito antioxidante e pode ajudar a superar infecções.

Curcuma

Para além de ser um tempero popular quando se cozinha, faz parte da medicina tradicional há séculos pelas suas propriedades curativas. Isto inclui a capacidade de aumentar a resposta imune na luta contra a constipação comum e a gripe.

Canela

A canela é rica em antioxidantes que ajudam a inibir a propagação de bactérias e a formação de coágulos sanguíneos. Também ajuda a estabilizar o açúcar no sangue, reduzindo assim o risco de diabetes tipo 2. Também ajuda a manter os níveis de colesterol equilibrados e combate o mau hálito.

Frutas cítricas

Frutas cítricas como limões, laranjas, etc. contêm uma grande quantidade de antioxidantes e vitamina C que ajuda a aumentar a imunidade.

Cogumelos

Dado que contêm grandes quantidades de selénio e antioxidantes, os cogumelos são incríveis no combate a constipações e têm um efeito anti-viral e anti-bacteriano. Também contêm vitamina B, que desempenha um papel essencial na manutenção da imunidade.

Para uma dieta equilibrada e um estilo de vida saudável, é recomendável consumir uma grande variedade de alimentos, reduzir o consumo de gorduras saturadas, açúcar, sal e álcool, parar de fumar, fazer um mínimo de actividade física e dormir o suficiente.

Para um impulso adicional, recomendamos as nossas cápsulas premium de curcuma. A Avenobo Curcuma possui uma biodisponibilidade superior para uma absorção mais rápida!

Produtos para ti

CURCUMA
-50%
Preço especial 24,99 € Preço regular 49,99 €
Ver produto