Guia para lidar com a menopausa: dos primeiros sintomas à pós-menopausa

85% das mulheres na casa dos 30 e 40 apresentam sintomas de (peri)menopausa e estes podem ocorrer até 10 anos antes do início da menopausa**.

Embora seja uma fase natural e inevitável da vida, pode ser uma verdadeira montanha-russa. Períodos irregulares e intensos, afrontamentos e suores noturnos, perturbações do sono e até mesmo nevoeiro cerebral e aumento de peso. Todos estes são sinais da transição do corpo para a menopausa.

Surviving menopause: a guide

Compreender a menopausa 

A menopausa é uma fase absolutamente normal na vida de todas as mulheres e marca um período em que não tens menstruação durante 12 meses consecutivos. Em média, ocorre por volta dos 45-55 anos, mas cada experiência é única! Muitas mulheres entram na menopausa precoce antes dos 45 anos.

A transição para a menopausa, chamada perimenopausa, pode variar muito. Pode começar até 10 anos antes da menopausa e, embora algumas pessoas possam passar por este período com um mínimo de perturbações, a maioria enfrenta uma avalanche de mudanças físicas e emocionais.

Estas alterações ocorrem porque os ovários produzem cada vez menos estrogénio até deixarem de o produzir completamente durante a menopausa.

Os dois anos que antecedem a menopausa são os mais difíceis porque a perda de estrogénio é maior. Podes sentir algum alívio depois da menopausa, quando começa a pós-menopausa, mas nem sempre isso acontece. Muitas mulheres continuam a sentir os sintomas da menopausa anos (ou mesmo uma década) após a última menstruação.

Os sintomas afectam cada mulher de forma diferente, mas podem ser bastante fáceis de reconhecer!

Primeiros sinais da menopausa

A transição da menopausa de cada mulher é influenciada por uma série de factores, como a genética, o estilo de vida e o estado geral de saúde. Algumas podem sofrer apenas algumas alterações, enquanto a maioria apresenta uma série de sintomas desagradáveis.

PMS

Os primeiros sinais podem ser subtis e assumir a forma de períodos irregulares. Podes ter períodos mais curtos ou mais longos, fluxos mais leves ou mais intensos, ou não ter períodos completos. Para muitas pessoas, os sintomas da TPM agravam-se durante este período.

Podem seguir-se suores noturnos, problemas de sono e alterações de humor. O corpo começa a redistribuir o peso das ancas e das coxas para o abdómen, e a gordura pode começar a acumular-se muito mais rapidamente. Mas o sintoma mais comum são, de longe, os afrontamentos. Podes sentir-te como se estivesses a aquecer no deserto do Saara num momento e a congelar no Ártico no momento seguinte.

Outras alterações que podem ocorrer durante este período são:

  • abrandamento do metabolismo;
  • inchaço;
  • secura e desconforto vaginal;
  • urgência urinária;
  • fadiga e pouca energia;
  • problemas de memória e concentração;
  • alterações na libido;
  • pele seca e
  • e queda de cabelo.

Gerir da transição

Todas as fases da menopausa podem trazer muitos desafios, tanto físicos como emocionais. Só o facto de pensar na menopausa pode ser avassalador para a maioria das mulheres. Desde uma crise de identidade até à sensação de que um capítulo da tua vida está a terminar, estes anos podem trazer incerteza e ter um impacto sério na tua vida. 

Muitas mulheres experimentam um profundo sentimento de perda durante a menopausa. A constatação de que já não é possível ter um filho pode ser uma mudança mental difícil. Pode desencadear uma sensação de afastamento da ideia de fertilidade. 

Para as mulheres que atravessam a menopausa precoce antes dos 45 anos, a situação pode ser particularmente assustadora. Existe um desfasamento entre a perceção que tens de ti própria e o que a menopausa significa para os outros. Pensas que devias estar em boa forma, mas o teu corpo diz o contrário.


Woman exercising

As mudanças de figura e o aumento de peso podem afetar a autoestima e a autoimagem.

Os afrontamentos em qualquer altura podem fazer-te sentir como se estivesses nos trópicos em pleno inverno. Os suores noturnos roubam-te um sono reparador e deixam-te exausta

Para muitas pessoas, a menopausa ocorre durante os seus anos de trabalho mais intensos. A combinação de sintomas físicos, alterações de humor e nevoeiro cerebral pode afetar o desempenho e a produtividade no trabalho

Cada dia pode ser uma experiência imprevisível, fazendo-te sentir como se não tivesses qualquer controlo sobre a tua vida. Infelizmente, os sintomas podem durar anos, pelo que é importante tratá-los antes que se instalem completamente.

Cinco formas naturais de aliviar os sintomas da menopausa

Fazer algumas mudanças no estilo de vida pode ajudar-te a melhorar os sintomas da menopausa e a atravessar a menopausa mais facil e confortavelmente. Felizmente, existem algumas formas de manter o teu bem-estar durante estes anos.

1. Faz exercício!

A atividade física regular tem inúmeros benefícios durante a menopausa. Pode melhorar o humor, aumentar a energia e melhorar o sono. Actividades como caminhar, ioga, natação e treino de força podem ser especialmente úteis. 

Além disso, o exercício ajuda a manter um peso saudável, o que pode aliviar alguns dos sintomas da menopausa.



Ladies with yoga mats

2. Mantém a hidratação 

A pele seca é um problema comum durante a menopausa. O objetivo de beber 8-12 copos de água pode ser benéfico para este sintoma, ao mesmo tempo que reduz o inchaço associado às alterações hormonais. Além disso, a água potável acelera o metabolismo e pode ajudar a evitar o aumento de peso.



Hydration is key

3. Não saltes refeições  

Fazer refeições irregulares e saltar refeições pode agravar alguns dos teus sintomas, uma vez que tem um impacto negativo no teu metabolismo e pode prejudicar a tua saúde hormonal.

Eat at regular intervals

4. Dá prioridade a uma dieta equilibrada  

Uma dieta equilibrada, rica em proteínas, ajuda a prevenir a perda muscular e aumenta a saciedade, o que, por sua vez, contribui para a perda de peso. Pode ajudar a estabilizar os níveis de açúcar no sangue e apoiar o equilíbrio hormonal.  

Além disso, a redução do consumo de açúcar refinado, cafeína e álcool pode aliviar os afrontamentos e os suores noturnos.


Eat a balanced diet

5. Suplementos naturais com fitoestrogénios

Muitas vezes, as mudanças de estilo de vida não são suficientes para aliviar a menopausa. É por isso que os suplementos de fitoestrogénios são uma grande ajuda! 

Os fitoestrogénios são compostos de plantas que imitam a atividade dos estrogénios no corpo. Podem ajudar a equilibrar os níveis hormonais e aliviar sintomas como os afrontamentos e os suores noturnos. 

Estes compostos encontram-se em plantas como o lúpulo e o trevo vermelho, que demonstraram preencher a lacuna causada pelos baixos níveis de estrogénio durante a (peri)menopausa. 

Descobre como a Lena melhorou a sua qualidade de vida ao optar por suplementos naturais e sem hormonas!

Para Lena, a menopausa foi uma história terrível

Olá, chamo-me Lena e gostaria de partilhar a minha história sobre como lidei com a menopausa. Quando tinha 44 anos, parecia que tinha acabado de começar a viver a minha vida como queria. Estava divorciada e os meus dois filhos estavam na universidade, por isso estava praticamente sozinha. Mas não me importava; era a minha altura de desfrutar de novos interesses. Tinha planos para me inscrever em aulas de salsa, aprender a fazer cerâmica e talvez até conhecer alguém. 

Mas quando estava prestes a desfrutar da minha liberdade, o meu corpo começou a virar-se contra mim. Os meus períodos duravam mais de uma semana e, na maioria das vezes, não fazia ideia de quando poderia esperar um. Além disso, eram muito dolorosos. Lembro-me de ter tido de pedir baixa médica várias vezes.

Isto foi só o princípio. Não me conseguia concentrar e estava muito cansada durante todo o dia. Mas quando finalmente ia para a cama, não conseguia dormir. Suava e, por vezes, tinha tanto calor que me revolvia na cama. 

Todos os meus planos iam por água abaixo, sentia que não conseguia controlar o meu corpo e odiava isso. Não conseguia ser ativa e nem sequer queria estar com pessoas porque nunca sabia quando os afrontamentos voltariam. 

Não via a hora de chegar a menopausa, mas o meu médico disse-me que, devido à minha idade, poderia demorar anos! Não me conseguia imaginar a viver assim nem mais um minuto, quanto mais anos!

Fiz alguma pesquisa para ver se havia uma forma de resolver os meus problemas naturalmente. Mudei a minha alimentação, deixei de beber álcool e fiz questão de começar o meu dia com uma pequena caminhada. No início, pensei que tinha visto uma diferença, mas acho que era mais uma ilusão.

The hot flashes are finally gone!

Lena: "Finalmente estou a dormir toda a noite e os afrontamentos desapareceram!"

Li muitos artigos na Internet e até tomei um suplemento hormonal receitado para aliviar alguns dos sintomas que estava a sentir. Mas, para ser sincera, estava preocupada com o facto de colocar hormonas no meu corpo e de não me sentir melhor depois de as tomar. 

Por isso, comecei a ler fóruns; precisava de saber o que as outras mulheres estavam a fazer e se alguma coisa as estava a ajudar. 

Uma mulher, que tinha mais ou menos a mesma idade que eu, recomendou-me o M-Pause. Estava curiosa para ver como este produto era diferente, e foi aí que aprendi sobre os fitoestrogénios - não sabia que podia equilibrar os meus níveis de estrogénios sem quaisquer hormonas! 

Decidi experimentá-lo e acabou por ser exatamente o que eu precisava. Estou a usá-lo há 6 meses e ainda bem que o fiz! Os períodos dolorosos tornaram-se controláveis e fiquei tão feliz quando os afrontamentos desapareceram. 

Sinto-me tão livre agora. Recuperei o controlo sobre o meu corpo e posso dizer honestamente que sinto que não estou na menopausa. Finalmente tenho energia para ser ativa, dançar e fazer o que gosto.

O M-Pause tem sido o meu maior apoio nos últimos meses. Permitiu-me recuperar a minha auto-confiança e as aulas de salsa têm sido fantásticas! Nunca teria conseguido sem a ajuda de M-Pause.

M-Pause - para uma (peri)menopausa tranquila e confortável

Não há como escapar aos anos de transição antes e depois da menopausa, mas há uma forma de te sentires (e teres melhor aspeto!) durante esta fase difícil da vida. M-Pause é uma solução totalmente natural e sem hormonas para apoiar o teu corpo durante as alterações hormonais. 

Com extractos de lúpulo e trevo vermelho, M-Pause proporciona alívio durante o declínio do estrogénio no corpo e ajuda a aliviar os sintomas associados à perimenopausa e à menopausa

M-Pause é o suplemento perfeito para uma rotina diária que promove uma menopausa confortável com menos afrontamentos e suores noturnos, melhor sono e mais concentração ao longo do dia.

Para mais confiança e vitalidade - mesmo durante as difíceis alterações hormonais.

Experimenta M-Pause com confiança!

Por tempo limitado, temos uma oferta especial para M-Pause que não podes perder!  

E porque estamos tão confiantes na eficácia deste produto, estamos a oferecer-te uma garantia de reembolso de 30 dias.

Aproveita esta promoção e recupera o controlo do teu corpo. Despacha-te; o stock é limitado!

**Fontes

Fugate Woods, N., PhD, RN, Sullivan Mitchell, E., PhD, RN. “Symptoms during the perimenopause: prevalence, trajectory, and significance in women’s lives”. The American Journal of Medicine (2005), Vol 118, 145-245. https://www.amjmed.com/article/S0002-9343(05)00885-5/pdf 

Cleveland Clinic Medical. “Menopause: What It Is, Age, Stages, Signs & Side Effects.” Cleveland Clinic, my.clevelandclinic.org/health/diseases/21841-menopause 

“11 Natural Ways to Reduce Symptoms of Menopause.” Healthline, www.healthline.com/nutrition/11-natural-menopause-tips 

Produtos para ti

EQUILÍBRIO HORMONAL
-41%
Preço especial 32,99 € Preço regular 55,98 €
Ver produto
EQUILÍBRIO HORMONAL
-55%
Preço especial 25,99 € Preço regular 57,99 €
Ver produto