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Cortisol, o inimigo da dieta!

16 de Dez de 2019

Pensas que o stress não afecta o peso corporal? Lê este artigo... e vais mudar de opinião!

Quando estamos sob stress, as glândulas supra-renais produzem mais hormonas relacionadas ao stress (especialmente cortisol e adrenalina), o que aumenta o nível de açúcar no sangue e retarda o metabolismo...

A adrenalina estimula o corpo todo - os batimentos cardíacos e a actividade muscular, a contração dos vasos periféricos para garantir uma quantidade suficiente de sangue nos órgãos vitais. Tudo isto prepara o corpo para uma resposta rápida, um salto repentino, um sprint ou movimento que evita o perigo. O cortisol ao mesmo tempo aumenta o nível de açúcar no sangue, necessário para os músculos e o cérebro. Os efeitos sinérgicos da adrenalina e do cortisol tornam o corpo pronto e totalmente disponível.

O stress quotidiano faz engordar

Como estamos em constantes situações de tensão, pressão e falta de tempo, o corpo humano detecta um ataque à sua própria segurança e sente-se ameaçado. A secreção de adrenalina começa, mas a reação que deve ocorrer mais tarde não existe.

O movimento estimulado não é consumido, mas as suas ações permanecem no sangue e agem em todo o corpo.

É por isso que muitas vezes queremos:

  • Snacks salgados ou doces,
  • Alimentos altamente gordurosos e de alto teor calórico.

Estes alimentos dificultam a regulação do peso corporal e:

  • Acumulam gordura,
  • Dificultam o funcionamente dos músculos,
  • Retardam o metabolismo.

Regula o stress e perde peso

Até que possamos encontrar paz interior e uma cura para o stress e o cortisol, a gordura continuará a acumular-se no corpo. Por isso, convidamos-te a começar o dia com calma e com um sorriso.

Yoga ao pequeno-almoço

Estudos demonstraram que podes perder peso facilmente se tiveres boa vontade e atitude positiva. Podes ajudar-te com yoga. Basta dedicares 15 minutos por dia!

Comida relaxante

O consumo excessivo de doces e fast food deve ser limitado e substituído por alimentos mais saudáveis e "anti-stress": espargos, mirtilos, leite, amêndoas, carne, peru, ervilhas, etc.

Exercícios de respiração

O teu trabalho é stressante? O pequeno-almoço é muito importante para fazer o corpo funcionar. Se não tiveres tempo, leva-o contigo! Faz alguns exercícios respiratórios com o tempo restante - 10 minutos vão ajudar-te a controlar o stress.

Dorme mais

Podes também controlar o cortisol durante o sono. Precisas de dormir pelo menos 8 horas - se dormires menos, o teu corpo não se regenera e não relaxa completamente.

Suplementos alimentares contra o stress

Quando o cortisol está "fora de controlo", o metabolismo fica mais lento porque o corpo consome energia para lidar com o stress. Apesar do exercício, os quilos em excesso não queimam e aumentam mais rapidamente, principalmente ao redor do abdómen.

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