Deficiência de vitamina D

Como todos os países europeus apelam a que as pessoas fiquem em casa para reduzir a propagação da doença do coronavírus, que tem afectado de forma indesejável desde 2020, não é surpreendente que muitos de nós estejam à procura de formas de fortalecer o nosso sistema imunitário.

image

Com excepção do trabalho e das tarefas essenciais, a maioria de nós está confinada às nossas casas devido a medidas de distanciamento social. É portanto natural que surjam preocupações quando tentamos manter o nosso equilíbrio contra a infeliz combinação de falta de luz solar + falta de exercício + falta de nutrição adequada até à Primavera.

Acontece-te isto todos os Invernos?

Já reparaste que te sentes sempre cansado/a e constipado/a ao acaso, especialmente durante os meses de Inverno? Ou que te sentes deprimido/a sem razão? E com dores nos ossos e nos músculos, meu Deus!

Tudo isto pode significar que não estás a receber vitamina D suficiente.

O que é vitamina D e porque é que precisamos dela?

A vitamina D ou vitamina do sol é produzida quando a nossa pele é exposta ao sol. Também se encontra em certos alimentos, tais como peixe gordo e gemas de ovos.

A vitamina D3 desempenha muitos papéis cruciais no corpo:

  • Contribui para o funcionamento normal do sistema imunitário.
  • Ajuda a manter a função muscular normal.
  • Promove ossos e dentes normais
  • Contribui para a absorção e utilização normal do cálcio e do fósforo.
  • Suporta a divisão celular normal.

Embora a vitamina D seja vital para o nosso corpo, falta-a a uma grande parte da população.

A deficiência de vitamina D é generalizada

A ingestão insuficiente de vitamina D é extremamente comum; estima-se que cerca de mil milhões de pessoas em todo o mundo são afectadas por este problema.* Na Europa, cerca de 40-75% da população é pobre nesta vitamina crucial.

Todos precisamos de vitamina D!

Os dias curtos e escuros na Europa entre Outubro e Abril significam que não estamos a receber exposição solar suficiente, pelo que a vitamina D não pode ser produzida em quantidades suficientes e temos de a obter noutros locais.

Infelizmente, é bastante difícil atingir níveis suficientes apenas de peixe e gemas de ovos; ficar dentro de casa a maior parte do tempo e ter excesso de peso são também factores de risco importantes. As células gordas do corpo actuam como reservatórios de vitamina D, tornando-a menos disponível para o corpo.

Como os sintomas podem ser subtis e difíceis de reconhecer, especialmente durante os meses de Inverno, é importante que actues agora.

Se houvesse uma vitamina que todos devêssemos começar a tomar este Inverno, seria definitivamente a vitamina D.

Também podes beneficiar da suplementação com D3 e obter a vitamina do sol, essencial para o sistema imunitário, ossos saudáveis e função muscular normal.

A nossa Vitamina D3 tem uma fórmula de alta potência com 4000 UI (100 μg) de Vitamina D3 em cápsulas fáceis de usar e sem corantes artificiais.

Fonte (em inglês): https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4143492/