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Desintoxicação depois da Páscoa: sim ou não?

14 de Abr de 2020

A Páscoa já passou e com ela a deliciosa comida que tradicionalmente a acompanha. Queres saber se precisas de desintoxicar o teu corpo depois da Páscoa? Lê para descobrir!

Obviamente, é importante que desfrutes de alguns folares da Páscoa, do bacalhau, do cabrito ou dos ovos de chocolate e amêndoas. Especialmente se adicionares algo saudável à tua refeição da Páscoa, como uma salada.

Mas geralmente exageramos um pouco durante a Semana Santa, não achas?

Começamos com um pouco de carne ou massa, mas depois vem o resto, os doces típicos, os ovos de chocolate - convenientemente ao nosso alcance enquanto estamos à frente da TV. E ninguém tem tempo ou oportunidade de fazer exercício...

Em suma: a Páscoa pode rapidamente tornar-se num problema.

Durante este período, vemos a palavra "desintoxicação" em todo o lado. Se queres saber se é realmente necessário, continua a ler! Vamos tentar foca-nos nos factos e dar-te informações úteis.

"Desintoxicação" - o que significa?

No mundo da medicina, a palavra "desintoxicação" é uma palavra forte. Geralmente está relacionado ao envenenamento. Mas nas últimas décadas, esta palavra foi popularizada e usada de maneira diferente. Até a palavra "toxinas" começou a ser usada de maneira mais geral. No entanto, a ideia por trás de uma desintoxicação faz sentido.

Se pusermos demasiadas coisas más no nosso corpo e se o tratarmos mal por muito tempo, eventualmente teremos que ajudá-lo a eliminar as "toxinas". Chama-o desintoxicação ou limpeza: o que é certo é que a certo momento, vamos ter de agir. e tomar medidas.

As pessoas que deveriam considerar uma desintoxicação depois da Páscoa:

1. Pessoas que estão a trabalhar para perder peso.
2. Pessoas que mostram sinais de fígado gordo.

Desintoxicação para aqueles que querem perder peso

Temos boas e más notícias:

  • Uma refeição pouco saudável pode ser benéfica
  • Depois disso, no entanto, tens de regressar à tua rotina de dieta rapidamente.


Vários estudos confirmaram que comer uma refeição pouco saudável de vez em quando:

  • aumenta a motivação,
  • acelera o metabolismo (pode tornar-se lento devido a uma dieta baixa em calorias)
  • regula os níveis de leptina (a hormona que diminui a sensação de fome) que podem diminuir durante a dieta

Mas isto só funciona se voltares ao caminho certo logo depois. As experiências mostraram que comer junk food por três dias seguidos danificam as bactérias intestinais da mesma maneira que se comeres junk food regularmente.

O nosso conselho?

Desfruta da Páscoa!

Depois tens duas opções:

Se tiveres sobras, tenta complementá-las com alimentos regulares, com verduras adicionais e alimentos fermentados. Presta atenção também aos tamanhos das doses, tenta mantê-las pequenas.

Podes usar esta data especial como a tua entrada na perda de peso. Uma desintoxicação rápida é perfeita para começar!

Importante: concentra-te na digestão e na saúde do fígado, pois estes dois órgãos sofrem quando comemos em excesso.

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Desintoxicação para aqueles que desenvolvem os sintomas de um fígado gordo

Com cada vez mais pessoas com excesso de peso, doenças crónicas como diabetes, doenças cardiovasculares e cancro estão a aumentar. Isto não ocorre de um dia para o outro.

Infelizmente, muitas pessoas não notam nos sintomas de um fígado gordo!

Se notas em algum destes sintomas, está na hora de agir rapidamente:

  • Perdeste o apetite e está a perder peso
  • Comes normalmente, mas estás a ganhar peso!
  • Está a tentar perder peso, mas é realmente difícil
  • A gordura acumula-se no abdómen e nas ancas
  • Sofres de cansaço e fadiga
  • A qualidade do teu sono é baixa e costumas acordar durante a noite
  • Tens problemas de digestão

A doença de fígado gordo pode ser uma consequência de um estilo de vida pouco saudável: alimentos processados, aumento de peso, stress, álcool, cigarros...

O fígado é responsável por mais de 500 processos no corpo.

Se notas em sintomas de doença de fígado gordura, é melhor:

  • Tenta seguir uma dieta baixa em calorias e come doses mais pequenas
  • Incluir muitos alimentos integrais na dieta
  • Incluir muita fibra, verduras e alimentos fermentados
  • Evitar demasiados carboidratos ou proteínas
  • Minimizar o consumo de álcool, tabaco e medicamentos que são processados dentro do fígado (como o ibuprofeno)
  • Beber mais água
  • Manter-te fisicamente activo
  • Reduzir os níveis de stress e melhorar a qualidade do sono

Uma das melhores coisas que podes fazer para a saúde do fígado é usar cardo mariano. A EFSA confirma que esta planta estimula a proteção e limpeza do fígado.

O extracto de cardo mariano no nosso Hepafar Forte é 10 vezes mais forte que qualquer outro no mercado, dado que é mais biodisponível.

O nosso conselho:

Pensa no que a Páscoa significa para ti pessoalmente. Se é cultural ou religiosamente importante para ti, comemora como o farias normalmente. Se decidires mudar um pouco, concentra-te no controlo das doses.

Lembra-te sempre de que a maneira como tratas o teu corpo afectará o resto da tua vida. Tens que ser o primeiro a cuidar dele.

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