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Confirmado: esta é a dose ideal de vitamina D!

3 de Nov de 2020

A maioria das pessoas sabe agora como a vitamina D3 é importante. É especialmente importante para a saúde óssea e dentária e tem um efeito positivo na função muscular.

Mais importante ainda, a vitamina D é essencial para apoiar o sistema imunitário, especialmente numa altura em que as constipações e as infecções de gripe estão a aumentar. Um estudo sueco* mostrou mesmo que uma ingestão adicional de vitamina D3 de 4000 U.I. tem um efeito positivo nas doenças respiratórias.

Mas, quanta vitamina D precisamos realmente para beneficiar de todas as suas propriedades?

Vitamina D3: qual é a dose correcta?

Numa grande parte da população, especialmente nos idosos, o fornecimento óptimo de vitamina D3 não está suficientemente garantido. Na Alemanha, cerca de 60% das pessoas não têm vitamina D suficiente. Isto deve-se principalmente ao facto de não passarem tempo suficiente ao ar livre, especialmente no Outono e no Inverno, e a sua dieta é simplesmente desfavorável.

Uma concentração de vitamina D no sangue de 30 ng/ml é considerada óptima, até 20 ng/nl é fornecida adequadamente, mas acima de 19 ng/ml existe uma deficiência.

Enquanto a Sociedade Alemã de Nutrição (DGE) e o Gabinete Federal de Protecção do Consumidor e Segurança Alimentar (BVL) recomendam uma dose diária de vitamina D de 800 UI. Recomendamos, EFSA (a Autoridade Europeia de Segurança Alimentar) que tem um valor de referência de 4000 IU definido como absolutamente seguro para crianças com mais de 11 anos e adultos.

Com uma ingestão de 4000 U.I. de vitamina D por dia, não foram encontrados efeitos negativos; pelo contrário, os efeitos positivos são utilizados de forma óptima com esta dose.

Mas porquê apenas 4.000 U.I.'s por dia? Não é verdade que quanto mais melhor?

Como a vitamina D é uma vitamina lipossolúvel, o seu uso prolongado pode resultar numa overdose. Ao contrário da vitamina C (hidrossolúvel), que é excretada do corpo na urina, o corpo não pode excretar o excesso de vitamina D. Em vez disso, esta é armazenada na gordura e no tecido muscular.

Isto pode causar efeitos negativos, incluindo níveis elevados de cálcio no sangue (hipercalcemia). No entanto, estes efeitos só foram observados com uma ingestão diária de 10.000 U.I. ou mais.

Conclusão:

À medida que nos aproximamos dos meses mais escuros do ano, é cada vez mais difícil assegurar uma ingestão adequada de vitamina D3. Os dias estão a ficar mais curtos e o tempo está a piorar. Passamos menos tempo ao sol, que é essencial para a produção de vitamina D, e muitas vezes não saímos do escritório até escurecer durante a semana.

A vitamina D3 ALL IN A DAY contém 4.000 U.I. de vitamina D por cápsula, pelo que a dose diária de vitamina D é coberta. Para cumprir as recomendações da DGE e da BVL, pode tomar 1 cápsula de 5 em 5 dias. O fornecimento de 3 caixas de vitamina D3 dura 450 dias. Mas também pode tomar as cápsulas todos os dias durante um período de tempo mais longo sem consequências negativas.

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Fonte (em inglês):

https://bmjopen.bmj.com/content/2/6/e001663